Criança/Adolescente

Consulta Psicológica

Consiste numa intervenção direccionada para a promoção de recursos psicológicos facilitadores da tomada de decisão e da resolução de problemas com base no modelo relacional-dialógico e sócio-histórico.

Como actua?
Processa-se num conjunto de sessões, num clima de total confidencialidade, privacidade e empatia em que se trabalha a procura de formas saudáveis e gratificantes de aliviar e/ou eliminar estados psiquicos e emocionais.
Na primeira consulta sugerimos que os pais levem todas as informações que considerem necessárias,nomeadamente o livro de saúde infantil relatórios escolares/médicos e de avaliações psicológicas anteriores.

Áreas de intervenção
  • Perturbações de ansiedade (ex.:ansiedade de separação, fobias, recusa em ir á escola etc.);
  • Perturbações do humor;
  • Perturbações do sono (ex.: dificuldades em dormir,terrores nocturnos);
  • Problemas comportamentais (ex.: hiperactividade, indisciplina,desobediência,isolamento social,défice de atenção, etc.);
  • Perturbações do comportamento alimentar (ex.:anorexia,bulimia e obesidade)
  • Perturbações de eliminação (ex.: "xixi na cama");
  • Dificuldades relacionadas com os acontecimentos de vida (ex.: divórcio dos pais, mudança de escola,ciúmes dos irmãos mais novos, etc.);
  • Métodos e hábitos de estudo;
  • Dificuldades de memória, atenção e concentração;
  • Problemas de auto-estima;
  • Défice de competências pessoais e sociais
Promoção de Competências Sociais
O programa de promoção de competências sociais apresenta estratégias que permitem o desenvolvimento de comportamentos assertivos, para fortalecer o sentido de pretença a um grupo e ajudar a desenvolver atitudes livres e saudáveis.

Objectivos
  • Desenvolver formas de estar, de ser e de actuar;
  • Promover o estabelecimento de relações interpessoais positivas (cooperação e respeito pelo próprio e pelo outro);
  • Encontro de novas respostas relacionais,que possam constituir formas mais ajustadas;
  • Uma maior tomada de consciência das suas respostas ao nível de comunicação verbal e não verbal e ao nível das suas respostas relacionais usuais (agressiva, passiva, assertiva) no contexto da sua relação com os outros (alunos e professor, mas também familiares);
  • Aprendizagem de métodos para encontrar novas respostas ( isto passa por compreeender situações, procurar alternativas, antecipar consequências, escolher a melhor alternativa e avaliar os seus efeitos);
  • Modificação de determinadas cognições associadas a comportamentos claramente agressivos ou inibidos ("só à pancada é que se resolve","não sou capaz").
Em que situações é importante utilizar boas competências sociais?
  • Quando conversamos com os outros;
  • Quando pedimos favores;
  • Quando fazemos críticas;
  • Quando expressamos o nosso agrado/desagrado;
  • Em situações de conflito
  • Na resolução de problemas
A quem se destina?
Crianças e jovens:

Com problemas de comportamentos acentuados;
Que reagem impulsiva e agressivamente na resolução de problemas;
Que revelam dificuldades em gerir adequadamente a pressão negativa dos seus pares/grupo;
Passivos, envergonhados e inibidos

Treino de competências e estudo

Os métodos de estudo eficazes, propiciam um maior rendimento escolar e acima de tudo, aumentam a rentabilidade das horas de estudo para um melhor aproveitamento de tempo livre.

Objectivos

1. Recuperação do insucesso escolar, desbloqueando alguns mecanismos de aprendizagem que possam comprometer o bom desempenho escolar.

2.Promover a reflexão dos participantes sobre a forma como estudam;

3. Tomar consciência e partilhar as dificuldades sentidas nos processos de estudo;

4. Conhecer e organizar estratégias e métodos de estudo;

5. Desenvolver nos participantes uma atitude activa e responsável face á aprendizagem e ao estudo;

5.1. Organização e estruturação do tempo e local de estudo;

5.2. Promoção da expressão escrita:

- Esquematizar;
- Resumir;
- Sublinhar;
- Tirar apontamentos;

5.3. Aumento da atenção e da concentração;
5.4. Desenvolvimento das capacidades de memorização;
5.5. Atitudes face aos testes de avaliação;
5.6. Estratégias de preparação e de realização dos testes de avaliação;
5.7. Controlo da ansiedade face aos testes de avaliação.

A quem se destina?
Destina-se a todos que estejam interessados em melhorar a eficiência do seu estudo e consequentemente, melhorar os resultados escolares.